A psicologia perinatal ou psicologia obstétrica ou psicologia da gravidez é uma especialidade que tem ganhado cada vez mais espaço, muito em decorrência das vozes de mulheres e mães que estão cada dia mais ativas e participativas pelas redes sociais, podcasts e outros meios de comunicação e pela relevância do(a) profissional especializado em psicologia perinatal, que pode fazer toda a diferença na jornada materna e familiar das pessoas que buscam apoio.
A psicologia da Gravidez foca na compreensão de fenômenos relacionados à perinatalidade, onde Peri (em torno) e Natal (do nascimento), permitindo que seja possível acompanhar todos os desdobramentos em torno das etapas de antecedem a gravidez (a depender do contexto) até a etapa do pós parto (recomendado até dois anos e podendo variar de acordo com cada história de vida).
Além dos eventos que estão relacionados com a experiência materna, todo o processo de cuidar e estudos na área são organizados e falam sobre mãe, bebê-feto, cuidadores e famílias no geral, em suas diferente composições e sempre acompanhando as mudanças de configuração e temáticas relacionadas à perinatalidade, incluindo luto materno, adoção, inseminação e outros temas que circulam a experiência materna.
Atuar como psicóloga perinatal exige comprometimento, ética, constante atualização científica e rigor profissional, para romper as barreiras sociais que ainda oprimem mulheres, bebês e famílias.
Ser acompanhada por uma profissional de psicologia perinatal permite aplicar mais atenção em um momento tão importante na história pessoal da mulher/mãe do bebê/feto e das pessoas envolvidas em qualquer momento desta jornada, desde o desejo e planejamento, passando por toda gestação até o pós parto. Também auxilia pessoas que estão tentando adotar e pessoas que estão passando por qualquer tipo de luto relacionado à maternidade. Cuidar das suas emoções e romper as barreiras emocionais são pontos capazes de transformar a sua forma de viver essa jornada.