Sinta-se acolhida e compreendida!
Com atendimento especializado estudaremos caso a caso para buscar a melhor solução em cada etapa desta fase de vida.
Como a Casa Perinatal pode te ajudar?
Conheça as diferentes etapas e maneiras que podemos atuar.
Decisão de engravidar
“Será que esse é o momento certo?”
“Será que eu realmente quero ser mãe?”
“Será que eu e meu parceiro(a) conversamos o suficiente?”
“Ele não quer e eu quero muito, o que fazer?”
Essas são algumas dúvidas que podem surgir durante o processo de decisão sobre qual seria o momento ideal para engravidar, exigindo de você uma análise detalhada e a organização de suas emoções. Falar sobre fechamento de ciclos, impactos na carreira e nas pessoas envolvidas pode te ajudar na tomada de decisão, e nós da Casa Perinatal queremos te ajudar com essa jornada!
Descoberta da gravidez
“Eu não desejei essa gravidez!”
“Não me planejei o suficiente.”
“Quero me planejar para esse momento com diálogo e parceria.”
“Quais os impactos na minha carreira e relação?”
“Eu desejei tanto essa gestação!”
Muitas gestações acontecem de maneira repentina e podem pegar as pessoas envolvidas de surpresa, isso é mais comum do que parece! Uma gravidez sem planejamento pode gerar diferentes sentimentos de frustração e ruptura de planos para as pessoas envolvidas. Receber o apoio da Casa Perinatal permite que você lide com essas emoções e elabore essa etapa da sua vida desde o início, gerando impactos positivos para a mãe, o bebê e o(a) parceiro(a)!
Acompanhamento da gestação
Emoções do primeiro, segundo e terceiro trimestre.
Lidando com possíveis contratempos e notícias difíceis sobre a saúde do bebê e da mãe, cuidando das novas emoções que surgem durante a gestação.
Cada trimestre possui emoções ambivalentes e novas para essa mulher, bebê e envolvidos. Ser acompanhada durante a gestação permite que a saúde mental das pessoas envolvidas esteja em primeiro lugar, cuidando de emoções importantes que surgem durante o período da gestação.
Relação com o bebê pós parto
Sentimentos que surgem ao conhecer o novo membro da família.
Pensamentos ambivalentes que confundem os pais;
Relação entre irmãos e a chegada de um novo membro, lidando com a mudança de rotina e puerpério.
Uma nova fase, tão desejada, com a chegada do bebê, pode também ser bastante desgastante e exigir muito emocionalmente das pessoas envolvidas. A chegada do bebê deve ativar diferentes emoções e a mudança de rotina e no lar podem gerar conflitos entre o casal. Cuidar deste período será importante para que a relação mãe e bebê seja saudável e propicie um ambiente saudável para o desenvolvimento do bebê e desta família.
Carreira e maternidade
Fim da licença maternidade.
Muitas mulheres podem se sentir confusas com a volta das suas atividades ao trabalho, gerando medo e insegurança na volta da licença maternidade. Outras mulheres podem encarar a chegada do bebê como um momento oportuno para mudanças de carreira. Também podemos falar de mulheres que sentem que perderam a sua identidade e que precisam de ajuda para encontrar um novo caminho. De toda forma, falar e cuidar da carreira no contexto da maternidade é um processo rico e nós podemos apoiá-la na compreensão dessas emoções e construção de projetos de carreira alinhados com quem você é.
Relação do casal
“Nossa relação mudou muito e estamos distantes um do outro.”
“Tenho ciúmes do meu parceiro(a) com meu filho.”
“Quero resgatar nossa bem-estar como casal e superar os primeiros 60 dias do puerpério.”
A vida do casal muda com a chegada de um bebê, mas essas mudanças não precisam ser negativas, e podem ser potentes para uma maior integração e parceria entre o casal e a nova configuração de família. Aproveitar essa oportunidade para cuidar e elaborar essas emoções pode ser uma etapa importante para continuar ainda mais próspera e unida!
Ser mãe é uma decisão que exige entendimento, cuidados e esclarecimentos.
01
Planejamento
A decisão de engravidar pode ser uma tomada de decisão difícil e desencadear diversos fatores emocionais que podem impedir a mulher de querer ser mãe ou dificultar o processo gestacional para a mulher e para o feto.
02
Gestação
Mesmo como um desejo inicialmente claro na vida da mulher, após a descoberta da gravidez podem surgir quadros de ansiedade, depressão ou estresse e é preciso cautela e acompanhamento para não afetar a mulher ou o feto.
03
Nascimento
Após o nascimento, mesmo após uma gestação tranquila e saudável, podem surgir complicações emocionais para a mulher ou casal e é preciso tomar medidas para amenizar ou sanar barreiras na evolução da família.